sexta-feira, 2 de julho de 2010

PANAIR

Alguém sabe da história ? Seus brasis ?

4 comentários:

Tatiana Maria disse...

Não entendi....

Polaquinha disse...

Para quem não sabe PANAIR foi uma empresa aérea que iniciou suas atividades em 1926 mas subtamente interrompidas em 1965 por determinação do Governo Castelo Branco (Ditadura Militar). Na época a empresa favoricida foi a VARIG, que hoje dispõe de patrimônio líquido negativo. A alegação das autoridades governamentais era que a companhia era "devedora da União e de diversos fornecedores". Muitos de seus ex-funcionários e mesmo autoridades consideram tal ato uma arbitrariedade, comum em regimes de exceção aos quais o País estava submetido na época. Justificam-se estes com base em documentos daquele ano, que indicariam que, dentre todas as empresas áereas brasileiras, a Panair era a que possuía o menor montante devido ao Governo Federal.

Brasis já não sei.

Esclareça MACELO.

Anônimo disse...

A maior e mais verde-amarela companhia aérea que este País já teve. Cresceu e trouxe orgulho a todo brasileiro. Até que os marechais de plantão decidiram abatê-la em pleno voo para atacar seus donos e beneficiar os amigos empresáros. Tudo o que há para saber sobre essa história está no livro "Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar", Daniel Leb Sasaki (Ed. Record, 2005). Nosso legago não é bonito, minha gente.

Paulinho_Reggaeraiz disse...

Grande companhia brasileira de aviação (pioneira do país) em 1965, o ministro da Aéronautica Eduardo Gomes assinou a cassação do seu certificado de operação, o governo alegou a "permanente falta de condições operacionais". A galera tá certa, a empresa mais favorecida com o fim da Panair(Pan American Airways). Lembrando que era dona da Celma, uma avançada oficina de reitifca de motores que atendia até a Força Brasileira. A música aliás, foi interpretada pela Elis Regina (Conversando no bar) só pesquisar....