terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RAPPAGÕES E NARCISISMO


Essa foi a foto por satélite do primeiro blecaute. Minutos antes da luz voltar.
Sobre a estória dos auto-centrados, estou lendo um texto muito bom "Generation me" ( geração eu ), onde o narcisismo é tratado como doença. Pessoas com dificuldades de interação com outros indivíduos desenvolvem essa síndrome. Citam esta catástrofe que rolou com os bancos americanos como exemplo e que interferiu no mundo todo. Uma megalomania incentivada pelo setor financeiro. De como crianças já fazem uso de cirurgias plásticas desnecessárias. Chupetas de brilhantes e outros acessórios ( muito em função do rap americano ), a prática do "bulling" nas escolas, ( acho que se escreve assim ) onde estudantes são perseguidos por gangues por se tratarem de pessoas diferentes. Enfim, é algo que pode ser observado em várias situações e não se restringe só aos Estados Unidos. É isso. Boa semana.

20 comentários:

Marcio Roots disse...

muito bom, irei procurar
salve lobatto
7X Family

Unknown disse...

Vamo fazr Geração ORPP!
Kd PB/
Vlw LMBT!

mari cardoso disse...

Vc é sempre muito pertinente nas suas postagens, deixando seu público ávido por informações tão atuais quanto de muita importância.
Acho que vc é aquele cara que na rodinha da cerveja tem a palavra e todos param pra te ouvir...Salve esse seu dom...o dom da palavra e de abrir as mentes para a arte de pensar.
Xonada em vc.
beijos

Tatiana Maria disse...

Concordo coma Mari... você tem o dom de fazer as pessoas refletirem sobre o que você fala! =]

Sobre narcisismo...
Não é só lá nos EUA que isso ocorre.
Hoje em dia acho que são raras as pessoas que não conhecem adolescentes que já realizaram cirurgias plásticas. Para que isso?! Seguir padrões de beleza inventados por alguém, por uma mídia ou uma marca?! Se colocar em risco cirúrgico apenas por vaidade não entra na minha cabeça. Mas, cada um com seu cada um. Se alguns acreditam que conseguem resolver com o bisturi, fazer o quê?!

Perseguir quem é diferente não é novidade. Isso não se resume em brigas e ameaças, mas também nos apelidos e piadas infelizes que só produzem risos nos que contam e magoam as vítimas.

Bem, e é isso!

Alê Melo - BsB disse...

Querido, boa tarde!

Acredito que o ser humano em sua constante "evolução" transforma antigos hábitos HUMANOS - não encontrei palavra para definir em que esses antigos hábitos são transformados (mas tudo se repete das mais diversas formas) - Como sabemos, o mundo gira, a gente vive, morre, outros vêm, vivem e morrem. Séculos e milênios já se passaram e desde o início o que muda realmente é a tecnologia a serviço dos homens, ou seja, "nós" sempre sedentos de poder/ poderes e do que "julgamos" perfeição (em contrapartida estamos sujeitos a vitórias e catástrofes). No entanto, observe que a ciência caminha por duas vertentes, uma que usa o conhecimento para o bem comum, necessário e outra que provoca esse individualismo, a valorização do que é banal, fútil e inútil. Concluo que retomamos sempre à mesma questão por não haver um consenso, mas penso também que chegará o momento em que encontraremos enfim o ideal o equilíbrio. Isso é o que me move! Bjs, paz e bem!

Unknown disse...

Salve Lobato, salve Xandão!!!Primeiramente peço desculpas pela invasão do blog, mas foi a unica maneira que encontrei para entrar em contato direto com voces.Meu nome é Gilson, sou integrante da banda EXTINTO COLETIVO de Curitiba, a algum tempo atras entregamos nosso material a vocês através do Tenente.Estivemos presente no Lupaluna para conversarmos a respeito do que voces acharam do trabalho e tal, mas infelizmente não tivemos acesso a voces. Gostariamos apenas de um feed back, seria mais fácil conversar com o Xandão, uma vez que ele mora aqui, bom, enfim, a opinião de voces é muito importante pra gente, se puder dar um retorno ficarei muito grato, o tenente tem nosso numero de tel, eis o meu email gilextinto@hotmail.com , grande abraço e muito obrigado pela atenção de voces todos!!!

WWW.bandasdegaragem.com.br/extintocoletivo

Luana Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Costa disse...

Oi Lobato !!!
Muito pertinente esse seu post, principalmente no que diz respeito ao "bulling". Tenho sobrinhos que estão na pré-adolescência e se queixam comigo de sofrerem preconceitos com frequência na escola. Só porque um é magrinho e pequeno demais pra idade e a outra é um pouco gordinha...
Fico passada com as coisas que eles me contam, e acho que os pais acabam deixando a responsabilidade total da educação de seus filhos nas mãos das escolas, mas minha mãe é sábia em dizer que educação vem de berço...
Enfim, pagamos o preço da vida moderna infelizmente...
Um grande beijo no seu coração Lobato querido, apesar de não conhecê-lo pessoalmente tenho um carinho enorme por você

Unknown disse...

Sei que nao tem nada a ver essa pergunta, mas é o meio que encontrei pra perguntar por qual motivos os Baianos nao terão a presença de vocês no festival de verão 2010.
Beijos de um fã insatisfeita.

GLEIDSON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GLEIDSON disse...

nossa um breu só,e que so serve pra mostrar que não vem do plug a energia ,estamos precisando de conscientização e as pessoas ainda voltam uma vida inteira para pagar comida(eletricidade)para robôs,é uma coisa meio MATRIX msm ,tipo é preciso pensar nas consequencias ,no impacto,na preservaçao e nao só no consumismo desenfreado a qual está mergulhada a sociedade,que sem energia .....para!somos mais que isso claro ,mas memso asism nao é so porque apagoes como esse ocorreram nos permitindo um desestress,um ocio criativo instintivo e intuitivo ,e que permitiu o POVO DA CIDADE ver melhor as estrelas no firmamento ,que vamos tambem bater palmas para a corrupçao e a irrespnsabilidade ,se pagamos temos que ter o serviço prestado certo,memos tendo trago até o romantismo a tempos perdido com jantares a luz de vela ,bom mesmo seria reinventa ra maneira de obter energia ,ecologi8camente correta.(seria otimo por exemplo , lampadas de luciferina a substancia que os vaga lumes usam,sintetica claro kkk tadinhos ) .Já o caso dos BANCOS essa crise toda so reforça a freiada,é pr apararmos mesmo,pra pensar e mudar,que se abra o tempo da coscientizaçao coletiva pelo amor de DEUS o planeta pede socorro,e esse sistema que estavamos mergulhados NEOLIBERAL que so pensava no consumo no lucro e na exploraçao dos recursos humanos e ambientais agora tende a cair com a graça de DEUS,só há 2 maneiras de mudar o mundo de forma rapida ,COM GUERRA E COM CRISE,e esta que começou com a queda das TORRES la em 11 de setembro de 2001 só mostrou seu extremo agora,a marolinha aqui nao foi tao fraca nao mas pelo menos a politica de protecionismo do FHC (sem referencia politica mas foi ele msm fazer o que)e a continuidade dessa politica pelo governo atual que segurou nosso navio ,a verdade é que tava todo mundo num barco furado ,é impossivel dar credito pra todo mundo ,insentivar o consumo desenfreado o vicio e o excesso ,sem levar cano ,achei bem feito para esses capitalistas arrogantes que se jungam os donos do mundo ,essa surra de calotes e falencias serve para dar uma liçao aos ambiciosos,quem perdeu seu emprego acredite é um heroi para as futuras geraçoes que agora tem uma chance de ter um planeta habtavel apos as discuçoes e conferencias sobre meio ambiente que vao pipocar .

GLEIDSON disse...

Cirurgia plasticas nao adianta ,só vou aprovar quando for para a saude (fisica ou mental(evitar complexos))porque senao é fruto de uma falta de estrutura consciencia e principios que so visa a embalagem ,o externo,sem saber que comprometendo o interno nao se vai ser belo para semrpe,o tempo chega para todos ,então com ou sem cirutgia ,tem meninas quebrando a costela do corpo para ter a cintura mais fina ,complicado ,a geraçao coca cola agora da lugar a geraçao DESCARTAVEL tudo se usa e joga fora,até o corpo,noa se da mais valor em nada ,nao se tem a cultura do conservar,do preservar para ter sempre,enjoou descarta.
Já o bulling é abominavel ,eu como futuro professor pretendo ser sempre a favor da erradicaçao do memso,que so tem o EXTREMO nos EUA porque lá leva a morte imediata,por ataque,mas na verdade ele é mais comum que se pensa,é toda agressao repetida contra alguem que pode ou nao a chegar a agressão fisica,mas que memso quando se trata de agressoes verbais vem levando crianças a desenvolverem traumas e complexos que se refletem na adolescencia e se arrastam para a vida adulta ,é o motivo de depressoes ,sindromes,suicidios,pois até o 7 anos a crianças esta formando seu caracter que receberá adicionais na adolescencia mas que tem sua base toda ela formada alí,entao o bulling aocntecendo nessa fase gera uma ferida que sangrará para vida toda no pisque dessa pessoa.é abominavel ams a maioria dos professores ou noa se importa ou até desconnhece as reais dimensoes desa agressão ,e ela acontece de forma silenciosa acobertada pelo medo e/ou vergonha das vitimas de serem mais agredidas,os EUA sao só referencia porque lá acabou se modelando talvez pela cultura um bulling focado na violencia ,aqui no brasil é o da famosa zuação que na maioria das vezes muitos acham saudavel mas que tem embutida o bulling,é preciso professores bme treinados e uma politica interna de repudio ao bulling pelas instituiçoe para que se saiba separar o que é saudavel do que noa é e nao mais deixar isos acontecer em nossas escolas,pena que a realidade é que muitos professores vem sendo vitimas de bulling pelos alunos.

Black disse...

http://www.youtube.com/watch?v=uo84eVmLB58&feature=related

DAZARANHA - VAGABUNDO CONFESSO

Musica TOP que acho que tem uma letra/atitude bacana... iria ficar ótima revisitada pelo Rappa, aos moldes, claro do RAPPA... só uma sugestão! Da pra ser mais um "Pescador de Ilusões" da Banda!

Abs a todos

mari cardoso disse...

me diz o que é que te deixa mais "cabreiro",o homem bomba de brasilia delegadozinho que gostava de filmar os amiguinhos escondendo dinheiro na cuequinha e a grande possibilidade de PIZZA para esse caso ou o monopólio do todo poderoso senhor Abílio Diniz vc tem opção de comprar em muitos lugares mais o caixa forte é um só!
Só por deus!

Zewgma disse...

Primeiro, queria dizer que fiquei impresionada com a sua iniciativa neste blog. É raro. Me lembrou um cantor que dava livros para fãs que o idolatrava. Obrigada.

Quanto ao apagão, ele fez muita gente lembrar do que esquecia, inclusive a de ligar o rádio pra saber o que se passava. Foi uma tensão pois saber que não havia eletricidade em quase todo sudeste e sem explicação para o ocorrido gerou um pouquinho de tensão. isso pra quem não foi logo dormir, e nem viu o que se passava.Rs.

E essa geração "me"! Adorei a indicação, apesar de não ler inglês, pude ver a apresentação do livro e gostei bastante. Mas como também sou da geração "google" pude ler a apresentação traduzida do livro no site do autor. Só que fiquei na vontade de ler melhor o livro para ver os argumentos do autor. Será que tem traduzido? só sei dois idiomas o Português e o Portunhol. rs

Porém o livro não explica pq mulheres de 60 anos estão cada vez mais adeptas a plásticas, que muitas vezes as deixam horrendas.

O livro "geração eu" me fez lembrar de um livro que falava sobre a "doença coletiva" do período do entre guerras, feito por C. Jung. Não se trata da nossa geração mas dá um diagnóstico psicológico da anterior a nossa, das guerras e guerras frias.

Fiquei muito curiosa para saber mais sobre esta doença de minha geração, geração He-Man/She-Ha.

Por fim, gostei da imagem de satélite! Na prova do ENADE este ano tinha uma parecida que mostrava o consumo de eletricidade no mundo. O norte da terra é quase todo iluminado!

Uma boa semana a todos!

Zewgma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zewgma disse...

planisfério da Terra no período noturno que falei, e que está na prova do ENADE pode ser visto em :
"http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/
image/0011earthlights_dmsp_big.jpg"

Zewgma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ludy dutra disse...

gosto muito das letras de suas musicas me fazem refletir sobre tudo a minha volta,problemas que muitas vezes podemos mudar e deixamos de lado sem se preocupar com os outros!!!beijo

adri2009 disse...

Eu sou gorda, cegueta e meio zuada, digamos que estou totalmente fora dos padrões de blz... mas eu me amo e é recíproco hehe.....

Agora meu, eu nunca vi uma definição pra algo futil como a que você escreveu.... "chupeta de brilhante"... hehehe.... pelo menos se um dia estiver ruim de grana penhora a chupeta.... hahaha.... Infelizmente este é o nosso mundo, muita gente vive só de aparência.

Bjs