segunda-feira, 11 de maio de 2009

Súplica Cearense

Hoje estreou o novo clipe do Rappa na MTV. Quem quiser ver, basta: www.mtv.com.br/orappa.
Dêem suas opiniões sobre.
Inté.

33 comentários:

Tatiana Maria disse...

Adorei o clipe!

Até porque conta parte da nossa história! Fantástico! De quem foi a ideia decolocar bonecos?! Acho que é a primeira vez que vejo bonecos ganhando vida para contar uma parte da História, mostrando a luta, o sofrimento, e a desigualdade tanto em poder quanto no porte de armas.
O tamanho dos bonecos também representoubem o poder que cada um tinha.
E nem preciso coentar que a música conta sobre algo que acontece ainda no Nordeste: a seca e o atraso fazem parte dos discursos de muitos, mas a vontade de realmente fazer algo fica apenas nesses mesmos discursos, porque para muitos é melhor oferecer migalhas, já que elas podem garantir votos e não melhoria na vida do próximo. Da mesma forma como vejo acontecer aqui no Rio com alguns políticos que ganham votos por conta dos seus programas de assistência a comunidades carentes, como creches, clínicas. Estes ganham votos e quando eleitos vereadores não se mexem para a obtenção de verba para a construção de uma creche pública ou um novo posto de saúde...

Evelyn disse...

Achei demais o clipe, primeiro porque adoro animação e porque adoro animação de massinha

hehehhehe

agora indo a história, fiquei feliz que vcs saíram do obvio de falar diretamente da seca, mas partiram para uma coisa mais simbólica de luta, de gente forte, de afronta ao poder "superior", a história de Antonio Conselheiro vale sempre ser lembrada!

Gisele P. disse...

Curti muito a animação de massinha! A forma original de retratar a guerra de Canudos e a seca, a violência, enfim as várias mazelas que nos afligem e que se relacionam com a música. Ir além do óbvio sem sair do contexto, é isso que encanta! (né Evelyn?)

r O g E r disse...

Nossa nao tenho nem o q falar viu !!!

Parabens !!! Amo tb animaçao com MAssinha rsrsr !!!

Q venha Clipe com MARIA neh

LuHh disse...

É muita criatividade galera, por isso que morro por vocês, ser fã é muito bom, ainda mais quando são de pessoas de bem e se importam com a gente, o clipe mais uma vez, sensacional!

Anônimo disse...

Simplismente maravilhoso, incrível... Cara, extremamente criativo e diferente...
"Ir além do óbvio sem sair do contexto", é isso que Gisele falou...
Mto bom retratarem a guerra de Canudos, trechos da obra "Os Sertões" de Euclides, creio que irei pegar esse livro pra ler depois que vi esse clipe, me deixou curiosa e com mta vontade de lê-lo...
Podem ter certeza, vcs arrebentaram como sempre...
Abraços!

Flávio disse...

Ficou muito foda!!!Que novidade!!!
Pena que lá no site não esta dizendo quem produziu o video,para dar o devido mérito a quem fica um tempão produzindo para sair um video assim.

GLEIDSON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GLEIDSON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GLEIDSON disse...

noss surpreendentemente d+

show!!

associar o tema ambiental a saga de conselheiro quando da guerra de canudos foi fantastica

parabens !!!

clip da hora!!

Fafá Mineira disse...

Ei, boa noite...

Aqui, achei que focalizou mais outra situação do que realmente a música diz... (não sei, posso estar enganada) Mas, cá entre nóis, ficou show!! Além do mais, sô fãzona de animação... Antônio Conselheiro ficou demais!! rs

Mesmo focalizando a guerra, por um lado destacou os perrengues que cada brasileiro passa por sua sobrevivência, pela forma que cada um acha certo de seguir a vida. Tentando sair da posição de "oprimidos", buscando uma nova forma de viver, sem que seja imposta por alguém, estorquindo sua dignidade.

Procê vê como as coisas estão mudando e rápido. Sem percebemos! Hoje no sertão Nordestino, a seca não existe mais, deu espaço agora para as enchentes. Tô achando tudo muito cabuloso... Será que foi por isso?... (matutando)

No mais, adorei o clipe. Gostei mesmo, educando que se mostra a realidade. Tá tudo influenciando hoje.

Ó, se puder, depois dá uma zoiada no clipe da banda Tianastácia - Pinga o Plim... Show!! rs

Ahhhhhhhhhhhhhh, quase me esqueço.

Esse final de semana, maratona em Minas!! Bons show´s... Tô tentando formá o bonde pra Viçosa, vão vê... E por falar nisso!! Êitaaaaaaa... pararam com as palinhas de fininho da vidaaaaa? Ocês tão custosos demais!! rsrs

Beijinhos e ótima quarta

;o)

Natalia disse...

Muito maneiro! Estão me ensinando exatamente a guerra de canudos na escola, acrescentou até um pouco de estudo nessa minha mente vazia aieuhaiuehaieuh
Po muito legal vcs voltarem mais ainda na história e contar sobre isso, foi realmente inesperado!
Parabéns! :)
beijos, tudo do melhor ;*

Letícia de Oliveira disse...

Vem cá realize esse sonho desta fã aqui, EU QUERO CANTAR COM MARCELO FALCÃO, pelo amor de DEUS, a qualquer custo, sou uma reles desconhecida! É sonho! Me liguem aí pra combinar da gente se conhecer,quem sabe eu até canto direitinho.

Beijinho.
Letícia de Oliveira
Contato: (61) 3245-7469
(61) 3877-4560
E-mail: letttrrre@hotmail.com

RODRIGO FANRAPPA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RODRIGO FANRAPPA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RODRIGO FANRAPPA disse...

Muito bem trabalhado o vídeo clipe, perfeito diferente como a cara do ORAPPA, mais em particular preferia um vídeo clipe com músicas da banda hóstia meu mundo é o barro, ou é claro da faixa 7x que na minha opinião, é uma das melhores faixas do disco e não precisaria pensar muito para se ter um roteiro, já que eu acredito fala da trajetória do disco ORAPPA até o presente clássico, saber perder CAPONE, Yuka, e sobreviveram e muito bem, todas as portas se abriram e mais uma vez o mundo ficou avisado do nome ORAPPA, que a turnê européia não nos deixa mentir! Se bem que não se precisaria sair da qui, pois o mundo já estava avisado ORAPPA é único e até hoje nenhuma banda não conseguiu chegar nem perto!

Um abraço!

E o dvd sai quando?

A galera já ta doida!

Rose Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rose Barreto disse...

Tah Classe A...Muito bom mesmo mais não poderia ser diferente O Rappa sempre incessante de agradar nós os seus fãs satisfeitissímos com a otima qualidade.......

Grazi disse...

nossa ficou mto maneiro msm!!!

adorei as animacoes!!paz

Grazi disse...

nossa ficou mto maneiro msm!!!

adorei as animacoes!!paz

Sertec Contabilidade disse...

CHIQUE E CRIATIVO O RAPPA É O RAPPA, TEM QUE SER NO TEMPO CERTO, MAIS UMA VEZ ACERTARAM EM CHEIO, OU COMO DIZEM NA FUTIBOLISTICA PEGOU NA VEIA!

PARABÉNS E SE CONTINUAR NESSE EMBALO ACHO QUE A TURNE NAO VAI DURAR SÓ DOIS ANOS QUEM SABE 7 ANOS!

Unknown disse...

MTOOO showwww, ficou demasssss o UHRAPPA é o UHRAPPAAAA brothressss...

Quarta feira tamu la la no Via Funchallllll.... B.O.R pede passagem negadaaaaaaa =] UHRAPAAAAAa


B.O.R = Bang O Rappa....

Tamu crescendo gente =]

by ninOX^^

Aline disse...

E a gravação do DVD sai qdo ???

Iara Almeida disse...

Ohhh Falcão..!! não vejo a hora de ver vocês na vaquejada de Serrinha, no dia 04 de setembro..bjão e até lá....!!!

Dani disse...

O clipe está super bacana!Bem Original....
Galera do Rappa o cd 7x está demais..muito bom mesmo...tem muita verdade nas letras...uma musica melhor que a outra..superou as expectativas..
O show que vcs fizeram aqui em Juiz de fora na última sexta,como sempre, foi bom demaissss..
é isso ai
beijus

Unknown disse...

Vixee assisti o clip na Mtv..Axeii Muitoo MAssa Aeww Falcao..ea Galera DO Orappa TA de parabenss Por mais um trabalho que tem a vez com nos..

Aeww Espero voces aqui em Franca DIa 29 de mais Dia do meu amiversario..melhor presente Que Eu poda ganhaa era ter o show de voces aquii!

Forte abraçoo!

Morg. disse...

quando comprei o cd e vi o titulo Suplica Cearence, quase não acreditei,afinal eu sou cearence e me senti meio que homenageada sei la.
Ai fiquei ansiosa por um clipe dela, e quando o clipe chegou, pqp! uma lindeza só. No fim das contas, só posso mais que agradecer, por que, não é todos os dias que a luta do povo nordestino é lembrada assim, sempre vejo discriminação e esteriótipos na mídia, como se o nordeste fosse um "inferno" o que não é nem de longe verdade.
E o fato de O Rappa ter regravado uma musica do "poeta do certão" merece elogios mil a banda.
valeu ae BANDA.
Falcão, voz de trovão.
em janeiro vc´s fizeram um show na minha cidade, aqui no Ceara, adorei muito bom, o melhor show da minha vida.

Rosana Candido disse...

Eu já disse por aqui q essa musica fez uma ponte na minha cabeça...o ontem (meu pai na sanfona) com o hoje o O Rappa.

No clipe não poderia ter sido diferente...

Como usar uma linguagem tão ludiga em um assunto tão sério? juntar novamente o ontem com o agora?

Chapei quando vi pela primeira vez tive que ver mais, pensar relembrar o que NÂO aprendi na escola... digerir as imagens... confesso que quando vi o sangue...ahhhh o sangue... gritei "o Rappa é f*, tem que ser os caras pra fazer assim"!!!!!

PERFEITO!

Abçs a todos pelo trabalho!!!

Unknown disse...

Salve Salve..
MAno!..não tem nem o que fala deste album que A banda O Rappa lançou;muita Criatividade..e a idéia das musicas...é 10opalavras!.que Deus Abençoe A todos esses Grandes Artistas!..

PAZ...vivaPLANetHemp!

Zewgma disse...

Gostei muito do clipe! O toque que vocês do Rappa deram à música de L. Gonzaga foi muuuito demais! Alias queria parabenizar por todos os clipes que O Rappa fez e faz, que mais do que ressaltar em imagens o que a música literalmente diz, sempre dá um show, ao escolher linguagens visuais criativas e diversificadas aliadas a temas tão reais e que a sociedade tende a silenciar, estigmatizar ou simplesmente ignorar e que fazem tão parte do que a gente chama de Brasil quanto qualquer imagem de cartão postal.

A escolha do epísódio da Guerra de Canudos no sertão baiano para compor o clipe de "súplica cearence" foi demais, afinal ambos estão relacionados ao problema da seca e o agravamento de outros ligados a ela devido à incapacidade do poder público de solucioná-las em decorrência do que a música cita como falácia politiqueira, ganância, intereses políticos, como também indiferença, intolerancia e omissão. Afinal de contas problemas geográficos, ambientais e climáticos podem ser superados quando há empenho e vontade política, vide as grandes propriedades irrigadas no nordeste. Além disso hoje já é possível plantar até em deserto.

A escolha de canudos é boa escolha pois foi uma iniciativa coletiva daqueles que buscavam um meio de fugir das mazelas da seca e dos desmandos dos que viviam dela. Porém o que vimos como resposta dos governantes da época foi uma guerra desnecessária que suprimiram aquelas pessoas.

Um episódio histórico de mais de um século, mas que tem elementos que ainda são reproduzidos em várias realidades brasileiras, seja nos campos, cidades ou florestas.

Nenhum segmento da população deste país deveria ser discriminado, excluído, ou estigmatizado. Temos que por em prática essa idéia de cidadania fazer com que ela deixe de ser uma ficção.


A animação com massinha também ficou 10 por acabar lembrando a arte do sertão como a de Mestre Vitalino.

Desculpe, acho que me estendi um pouco.rs

Mas que queria dizer era: parabéns a todos do Rappa, e seus parceiros por cantar, musicar e abordar várias realidades desse Brasil.

Valeu!!

Rafael Santos disse...

Faço das palavras do Zewgma as minhas e acrescento, cada um tem seu estilo, mais aconselho as outras bandas se espelharem no O Rappa, pelo nivel musical, pelas mensagens transmitidas, em fim, ouça e verá o porque....

Um abraço pessoal, e continuem assim, parabéns!

Unknown disse...

Amei!! como todos os clipes e todas as músicas...mas...
e fininho da vida??...vcs teêm previsão de lançamento já ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.